Origem
Oriundo da região montanhosa situada no Oeste (west) da Escócia, ele deve ser uma variedade do Cairn Terrier de pelagem branca, que foi selecionado no século XIX por uma família de criadores, Malcolm de Poltalloch e depois pelo coronel Malcolm, que fixou a cor branca. O padrão foi estabelecido em 1906 pelo primeiro clube de raça. Tornou-se um modismo e atualmente é muito difundido.
Temperamento
Rústico, vivo, corajoso e muito independente. Extremamente afetuoso, alegre, amigo das crianças, é um companheiro agradável. É um bom guardião que avisa ao menor ruído suspeito. É um caçador de raposas, de texugos e de outros animais nocivos.
Padrão
Cabeça redonda, crânio ligeiramente arqueado. Stop marcado. A cana nasal vai diminuindo em direção ao nariz. Arcadas dos supercílios pesadas. Maxilares fortes. Olhos de tamanho médio, bem separados, não redondos, da cor mais escura possível. Orelhas pequenas, retas, portadas firmemente, terminando pontiagudas. Corpo compacto, pescoço musculoso, peito bem descido, costelas bem arqueadas, dorso reto, lombo largo e forte, parte traseira poderosa. Membros curtos, musculosos, patas redondas e fortes. Cauda de um comprimento de 12,5 a 15 cm, revestida de um pêlo duro, sem franjas, o mais reta possível, portada alta mas sem ser empinada ou curvada sobre o dorso. Pêlo duro, de um comprimento de aproximadamente 5 cm, sem caracóis. O subpêlo é curto, macio, cerrado. Pelagem é branca e o tamanho normal é de 28 cm.
Dicas
Adapta-se bem à vida em apartamento e deve se beneficiar de passeios. Escovação periódica. Para manter a brancura de sua pelagem, cuidados regulares serão necesários – shampoo neutro e branqueador.