Yorkshire

Origem

Os ancestrais do Yorkshire (Clydesdale Terrier e/ou Paisley Terrier, cão escocês preto e cor-de-fogo) migraram da região de glasgow para o condado de York no início do século XIX. Eles foram cruzados com outras raças (Broke-Haired Terrier, atualmente desaparecido, Cairn Terrier, Bichon Maltês) para chegar ao padrão de 1898, após seu nome ter sido adotado em 1886 pelo Kennel Club. Originalmente um cão de mineiros para caçar so ratos e um cão de caçador furtivo para o trabalho de toca, ele se tornou um cão de luxo. Desenvolveu-se nos Estados Unidos e na Europa e foi miniaturizado a partir de 1930. Em 1953 foi criado o primeiro clube francês. Atualmente é o cão miniatura mais popular do mundo.

Temperamento

Esta cão é vivo, impulsivo, repleto de vida, corajoso, mais teimoso. Extremamente afetuoso, convive dificilmente com crianças barulhentas. Muito ladrador, é capaz de dar o alarme. Dominador, não hesita em atacar cães maiores do que ele. Requer uma educação rigorosa para poder ser controlado.

Padrão

De pelagem longa; o pêlo cai perfeitamente reto, repartido por uma linha que se estende da trufa à extremidade da cauda, de maneira igual para cada lado. Muito compacto e de contorno definido, mantendo-se incólume, o que lhe confere um ar de importante. O conjunto de suas formas revelam vigor e boas proporções.

Dicas

Adapta-se bem à vida em apartamentos mas seu temperamento esportivo requer exercícios.
Escovar e pentear diariamente. Toilettage(pet shop) Mensal.